Eclipse solar total é visto no Oregon, nos Estados Unidos, em foto de 21 de agosto de 2017. — Foto: NASA/Aubrey Gemignani
Espectadores sortudos do México, Estados Unidos e Canadá conseguirão flagrar o fenômeno na segunda (8). No Brasil, o próximo eclipse solar é do tipo anular e será em 2 de outubro de 2024.
Por Roberto Peixoto, g1
Na próxima segunda-feira (8), espectadores sortudos do México, Estados Unidos e Canadá terão a chance de observar um eclipse solar total.
Embora ele NÃO seja visível no Brasil (veja mapa de visibilidade abaixo), esse fenômeno é bastante especial. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa é a primeira vez em sete anos que espectadores do país irão flagrar algo do tipo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/I/h/XlbdAfRvegQxJE0LifOg/info-eclipse-eua.jpg)
Assim, na próxima semana, dependendo da localização, moradores desses países irão presenciar ou um eclipse solar parcial ou um eclipse solar total.
Mas o que isso quer dizer? Primeiro, precisamos entender que um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra.
A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.
Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular.
Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos um eclipse solar total.



