Um tremor de terra de magnitude de 2,5 na escala Richter foi registrado na tarde deste sábado (22/3) em Betim (MG), cidade que fica na região metropolitana de Belo Horizonte. O abalo sísmico ocorreu por volta das 14h35 e foi sentido por moradores de diferentes bairros.
As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram o tremor. A magnitude indicada, preliminarmente, de 2,5 é considerada baixa. Os dados foram analisados, também, pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
O sismólogo Bruno Collaço, que atua tanto na USP quanto na RSBR, explica que pequenos tremores de terra são comuns em Minas Gerais. “É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados”, afirma.
Em geral, abalos sísmicos do tipo ocorrem devido às grandes pressões geológicas que atuam na crostra terrestre. “Apesar do susto, as chances de que esse tremor venha a causar algo mais sério são muito baixas”, afirma Collaço.
Leia também
-
Brasil
Entenda a relação entre as fortes chuvas e tremores de terra no RS
-
Brasil
Chuvas no RS: tremores de terra assustam moradores de Caxias do Sul
-
São Paulo
Paraibuna registra tremor de terra de 2,4 graus: “Parecia explosão”
-
Brasil
Região Norte registra maior tremor de terra da história do Brasil
Sem registro de ocorrências
Em nota, a prefeitura de Betim informou que a Superintendência de Defesa Civil recebeu relatos de moradores relatando o tremor de terra, mas que não houve nenhum chamado ou ocorrência de pessoas feridas ou de prejuízos ocasionados a imóveis.