Deputado Federal Fred Linhares emite nota de repúdio contra protesto na UnB: incitação ao ódio e intolerância religiosa devem ser combatidos

Captura de tela de 2025-03-29 01-13-34

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) apresentou, nesta sexta-feira (28/3), um requerimento solicitando moção de repúdio à Universidade de Brasília (UnB), em razão do protesto estudantil ocorrido no campus Darcy Ribeiro na última segunda-feira (24/3). O parlamentar denuncia que o ato, que incluiu a queima das bandeiras dos Estados Unidos e de Israel, configura crime de ódio, incitação à violência e intolerância religiosa.

No documento, que ainda aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados, Linhares afirma que a manifestação ultrapassou os limites da liberdade de expressão, comprometendo o ambiente universitário e trazendo prejuízos às relações diplomáticas do Brasil. Alunos que deveriam ser exemplos, por possuírem conhecimento acadêmico e compreensão do momento delicado pelo qual passa o mundo, ignoraram e desrespeitaram não só nações estrangeiras, mas também a própria instituição de ensino.

“Esses atos de vandalismo não podem ser considerados simples manifestações políticas; são crimes e devem ser tratados como tais. A UnB deve ser um espaço de aprendizado e respeito, e não um palco para discursos de ódio e militância extremista! Vamos exigir providências! O Brasil não pode ser refém da intolerância e do desrespeito dentro de suas universidades”, declarou Linhares ao portal Metrópoles.

A repercussão do evento se espalhou por diversos setores da sociedade, incluindo organizações de apoio a Israel, como a StandWithUs Brasil, que também repudiou a queima da bandeira israelense e classificou a atitude como um ataque claro à liberdade religiosa e aos valores democráticos.

Universidade deveria ser um espaço de respeito, e não de intolerância e violência

Na tarde da segunda-feira (24/3), a UnB foi palco de um novo embate ideológico que vem se intensificando nas últimas semanas. Um grupo de manifestantes de direita, incluindo o youtuber Wilker Leão, pretendia realizar um ato contra o que classificam como “doutrinação comunista” na instituição. No entanto, estudantes ligados à esquerda organizaram uma mobilização em forma de cordão humano para impedir a manifestação.

O deputado Fred Linhares criticou duramente a postura dos envolvidos e reforçou que a Universidade de Brasília deve prezar pela pluralidade de ideias, e não permitir que grupos transformem o ambiente acadêmico em palco de desordem e conflitos ideológicos extremos. “A UnB deveria ser um local de respeito e aprendizado, não um espaço para a intolerância religiosa, a incitação ao ódio e o desrespeito à democracia. Atos desse tipo não podem ser normalizados!”, concluiu o parlamentar.

Creditos: Luiz Felipe Liazibra/Metrópoles

FOTOS: Encrypted-gstatic

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress