RenovaDF forma mais 1,1 mil alunos e chega à marca de um equipamento público recuperado por dia em 2025

Capa-3-1.jpg

Os 1.148 alunos do RenovaDF estiveram, nesta quinta-feira (24), no Ginásio do Cruzeiro para receberem em mãos os certificados de conclusão do 1º ciclo de 2025 do maior programa de capacitação profissional do país. Durante três meses, os participantes contribuíram para a recuperação de 91 equipamentos públicos – uma média de um por dia –, em 14 regiões administrativas do Distrito Federal.

Presente na formatura, o governador Ibaneis Rocha anunciou que o Governo do DF (GDF) irá ampliar, já no próximo ciclo de 2025, o número de vagas, de 1,5 mil para 2,5 mil. “Esse é um programa que tem renovado não só os aparelhos das nossas cidades, melhorando a qualidade de vida da população, mas tem renovado a esperança de cada um desses alunos que estavam já muito sem oportunidades na vida”, destacou o gestor. “Esse é um programa completo, é um programa vencedor”.

Ibaneis Rocha: “Esse é um programa que tem renovado não só os aparelhos das nossas cidades, melhorando a qualidade de vida da população, mas tem renovado a esperança de cada um desses alunos” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O governador também ressaltou o impacto social do projeto. “Essas pessoas ー muitos moradores em situação de rua, refugiados, outros, como nós vimos depoimentos de mulheres em situação de violência ー , passam a ter uma oportunidade, passam a ter um diploma, voltam a estudar e podem buscar uma melhor qualificação e inserção no mercado de trabalho”, completou.

A vice-governadora Celina Leão também destacou o impacto transformador do programa na vida dos participantes. “Mais do que qualificar profissionalmente, o RenovaDF oferece oportunidades de uma vida melhor para a população que mais precisa”, enfatizou. “É muito gratificante ver a alegria no rosto de quem concluiu o curso e, mais ainda, as histórias de superação carregadas de esperança a partir de um novo ofício.”

Vidas transformadas

Adriana Ribeira, 47 anos, moradora de Samambaia Sul, viu no RenovaDF a chance de recomeçar. “Gostei muito. Fez a diferença entrar no mercado de trabalho. Estava desempregada e acho que vai me ajudar muito. Eu quero levar o que aprendi aqui para minha vida, para conseguir um emprego e me capacitar ainda mais. Gostaria muito de ingressar no ramo da construção civil”, afirmou.

Adriana Ribeiro sonha com uma vaga no ramo da construção civil: “Eu quero levar o que aprendi aqui para minha vida, para conseguir um emprego e me capacitar ainda mais

Já Poliana Moreira, 23, de Ceilândia, contou com entusiasmo sobre sua participação: “Gostei bastante, professora maravilhosa, aprendi bastante coisa que não sabia. Ajudei na construção de uma praça, de um batalhão da PM. Estou com expectativa alta de ir para a vivência. Me dediquei e quero fazer curso de eletricista ou pintora”.

Para Vinicius Valadares, que completou 25 anos recentemente, o certificado chegou como um verdadeiro presente. “Aprendi muita coisa. Quando cheguei em Ceilândia, o professor me ensinou muito. Me senti renovado mesmo, acolhido. Estava passando necessidade em casa, minha esposa vai ter neném agora”.

Para Vinicius Valadares, o programa é um presente que pode mudar a vida dele

Mais turmas, mais oportunidades

A primeira turma formada atuou em 14 regiões administrativas, reformando 91 equipamentos públicos, como quadras poliesportivas, praças, campos sintéticos, PECs, brinquedos infantis, alambrados e calçadas.

As ações beneficiaram 14 regiões administrativas: Plano Piloto, Guará, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo, Samambaia, Fercal, Gama, Taguatinga, SIA, Cruzeiro e Águas Claras.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Thales Mendes, os alunos que mais se destacam têm a chance de continuar os estudos em áreas mais especializadas e vivenciar a rotina de empresas parceiras.

“A cidade ganha, a sociedade ganha, os nossos alunos ganham”

Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento, trabalho e Renda

“Cada dia que se passou aqui foi um equipamento entregue à sociedade. A cidade ganha, a sociedade ganha, os nossos alunos ganham. O RenovaDF traz novas expectativas para as pessoas. O mais importante é a reinserção no mercado de trabalho com dignidade, através do próprio esforço”, afirmou.

O próximo ciclo do RenovaDF começa em maio e terá mais de 2,5 mil novos alunos. Ao todo, a expectativa é formar entre 10 mil e 12 mil pessoas até o fim de 2025. “Nós tínhamos inicialmente programado seis turmas este ano. O governador determinou que nós ampliássemos, e estamos buscando recursos para chegar a, pelo menos, dez ciclos. E já temos garantido o aumento de quase 100% do programa para 2025”, disse.

O programa

O RenovaDF oferece cursos de iniciação profissional aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), com duração de 240 horas (três meses), com quatro horas diárias.

Nesta edição, o programa ainda oferecerá estágios de mais três meses em empresas parceiras aos alunos com desempenho entre os 20% melhores, sem gerar custos para as entidades.

As aulas abordam noções básicas de construção civil e, durante o curso, os alunos têm a oportunidade de recuperar espaços públicos como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas.

Além da entrega dos certificados, a formatura marcou, também, o dia em que os alunos recebem a bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo pela participação no curso. Os participantes também têm direito a auxílio-transporte, seguro contra acidentes pessoais, lanche e um kit uniforme composto por camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual.

24/04/2025 - RenovaDF recuperou um equipamento público por dia em 2025

Créditos da Notícias

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress