Drenar DF: Maior Obra de Drenagem de Brasília Investe R$ 180 Milhões para Fim das Inundações

Drenar DF terá 7,68 km de tubulação saindo das redondezas do Estádio Nacional Mané Garrincha e descendo pela via L4 Norte, até chegar no Lago Paranoá Foto Divulgação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou neste sábado (29/3) o Drenar DF, programa de drenagem pluvial que visa solucionar um problema histórico da Asa Norte. Com investimento de R$ 180 milhões, a obra duplica a capacidade de escoamento da região, minimizando os impactos das chuvas e contribuindo para a preservação do Lago Paranoá.

“A população da Asa Norte sofreu por mais de 40 anos com esses problemas de inundações. Esse problema acaba para essa população”, afirmou Ibaneis. Ele destacou que essa é a segunda maior obra de seu governo, atrás apenas do Túnel de Taguatinga.

Estrutura do Drenar DF

  • 7,7 km de extensão, levando águas pluviais do Eixo Monumental até a Asa Norte;
  • Bacia de detenção com capacidade para reter 96 mil m³ de água;
  • Parque Internacional da Paz, novo ponto de lazer no Setor de Embaixadas Norte, com ciclovia, calçada, praça e estacionamento.

A obra foi realizada sem impacto significativo no trânsito, segundo Izidio Santos Junior, presidente da Terracap, que afirmou que os trabalhos foram conduzidos com técnica avançada e dentro do prazo.

Próximas Etapas

O projeto do Drenar DF será expandido para outras regiões da Asa Norte:

  • Faixa 10/11: edital previsto para 2026;
  • Faixa 16: projeto em elaboração para atender às quadras finais 15 e 16.

Com essa iniciativa, Ibaneis reforça seu compromisso com a infraestrutura de Brasília, garantindo melhorias duradouras para a população.

 

Crédito: / Metrópoles

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress