Os médicos do papa Francisco anunciaram, na tarde deste sábado (22/3), que o pontífice receberá alta médica neste domingo (23/3). No entanto, apesar da liberação médica, o Santo Padre ainda não está 100% recuperado da pneumonia bilateral.
Leia também
-
Mundo
Médico: vida do papa Francisco esteve em risco durante internação
-
Mundo
Papa Francisco receberá alta após mais de um mês de internação
-
Mundo
Papa quer fazer 1ª aparição ao público desde internação. Saiba quando
-
Mundo
Vaticano faz transmissão para informar sobre saúde do papa. Assista
Apesar da estabilidade clínica, os médicos alertam que a recuperação completa levará mais tempo, já que ainda há vestígios de bactérias e vírus no organismo dele.
“Se o Santo Padre pode ser liberado com as prescrições que mencionamos antes, é porque as infecções mais graves foram resolvidas. Há algumas bactérias que ainda estão presentes, alguns vírus cuja carga viral foi reduzida”, explicou o médico Sergio Alfieri.
Agora, Francisco seguirá um período de convalescença de dois meses na residência oficial do Vaticano, onde deverá manter repouso e evitar esforços físicos e contato com grandes grupos.
Os médicos acrescentaram que o Papa está de bom humor e otimista, mas precisa seguir rigorosamente as orientações médicas antes de retomar as atividades plenamente.






Papa Francisco
Reprodução/Instagram
Papa Francisco
Reprodução/Instagram
Papa Francisco
Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
Papa Francisco
Stefano Costantino/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Papa Francisco
Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images
Papa Francisco
Riccardo De Luca/Anadolu via Getty Images
Papa Francisco
Stefano Costantino/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Sobre a participação do Santo Padre nas celebrações da Páscoa, os médicos apontaram que melhores avaliações serão feitas nas próximas semanas.
“É claro que, no período de convalescença, ele não poderá fazer as atividades que desenvolvia cotidianamente, como encontros com as pessoas. É um tempo dedicado à recuperação para acelerar as melhoras e, ao mesmo tempo, permitir que ele retome plenamente as atividades. Ele está muito contente, ele pensava que em 3 ou 4 dias já estaria em casa, então ele está feliz”, disse Alfieri.
O Santo Padre fará, neste domingo (23/3), na unidade de saúde, pouco depois das 12h (hora na Itália), uma saudação, a fim de conceder sua bênção aos fiéis.