Enquanto Mancha, Gaviões e Dragões são destaques no Carnaval de SP, clubes cariocas têm representantes apenas nas divisões de acesso
A cultura do Rio de Janeiro é conhecida, entre muitos outros aspectos, pelo futebol e samba. Até por isso, o Maracanã e a Marquês de Sapucaí costumam ser dois dos pontos turísticos mais visitados da capital fluminense. Apesar de toda a representatividade que mobiliza milhões de pessoas ao longo dos anos, a conexão entre esporte e Carnaval só foi ganhar representantes diretos há poucos anos.
Isso porque as escolas de samba que nasceram diretamente ligadas aos times tradicionais da cidade ainda são novidades. Enquanto o Carnaval paulista tem Mancha Verde (Palmeiras), Gaviões da Fiel (Corinthians) e Dragões da Real (São Paulo) como destaque na elite do samba local há muitos anos, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco ainda seguem distantes do primeiro plano.
Veja as fotos
A Fla Manguaça disputa a Série Prata do Carnaval do Rio.Reprodução/Fla Manguaça

Desfile da Botafogo Samba Clube na Sapucaí, em 2025.Reprodução/Botafogo Samba Clube

Em 2024, a escola de samba ligada à torcida do Fluminense caiu para última divisão do Carnaval.Reprodução/Guerreiros Tricolores

Desfile da União Cruzmaltina na Intendente Magalhães, em 2020.Reprodução/netvasco
No entanto, o cenário parece estar mudando ao longo dos últimos anos. Em 2018, nasceu a Botafogo Samba Clube, a primeira ligada aos clubes cariocas. Nos anos seguintes, os demais gigantes da cidade também ganharam força: a União Cruzmaltina nasceu em 2019, assim como a Guerreiros Tricolores. Enquanto isso, o Flamengo é simbolizado pela Raça Rubro-Negra, Fla Manguaça e Imperadores Rubro-Negros.
O início é promissor, mas as agremiações ainda tem um longo caminho a trilhar para alcançar o feito das rivais paulistas — sonhar em dividir o protagonismo com Portela, Mangueira e Beija-Flor parece ainda mais distante. Os primeiros passos foram dados, sendo a grande maioria na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, na Zona Norte do Rio. É lá que ocorrem os desfiles das divisões de acess0 (Prata, Bronze e Avaliação).
A única a conhecer o gostinho da Marquês de Sapucaí é justamente a pioneira. Em 2024, a Botafogo Samba Clube se sagrou campeã da Série Prata, a terceira divisão, com apenas dois décimos de vantagem sobre a Fla Manguaça. Com o título e o acesso à Série Ouro, veio o primeiro desfile no principal palco do Carnaval carioca, em 2025. A escola ficou em 10º e se manteve no grupo para 2026.
As agremiações ligadas ao futebol no Carnaval 2026
- Botafogo Samba Clube – Série Ouro (Marquês de Sapucaí)
Primeira escola a desfilar no sábado (14/2).
- Fla Manguaça – Série Prata (Intendente Magalhães)
Segunda escola a desfilar na segunda-feira (16/2).
- Raça Rubro-Negra – Grupo de Avaliação (Intendente Magalhães)
Terceira escola a desfilar na terça-feira (17/2).
- Imperadores Rubro Negros – Série Bronze (Intendente Magalhães)
Quarta escola a desfilar no sábado (21/2).
- União Cruzmaltina – Série Bronze (Intendente Magalhães)
Nona escola a desfilar na sexta-feira (20/2).

















