Fisiculturista ‘Ferrari Humana’ mostra prêmios — Foto: Reprodução/TV Globo
Conhecida como ‘Ferrari Humana’, fisiculturista brasileira rebate críticas: ‘Eu gosto, meu marido acha bonito, então está tudo certo’
Franciele Mattos começou a fazer musculação há 15 anos, depois do nascimento da primeira filha e de uma depressão pós-parto. Fran foi três vezes campeã mundial no Olympia, na categoria Wellness.
O Fantástico acompanhou a rotina de alguns dos principais fisiculturistas do Brasil. São atletas que se tornaram astros com milhões de fãs em todo o país. “Pouquíssima parte das pessoas que me seguem são atletas. As mulheres que me seguem são mulheres comuns”, diz Fran.
Franciele Mattos começou a fazer musculação há 15 anos, depois do nascimento da primeira filha e de uma depressão pós-parto. “Em 2017, foi minha estreia e eu falo que eu me apaixonei”, conta.
Fran foi três vezes campeã mundial no Olympia, na categoria Wellness. Ela explica a origem do apelido “Ferrari Humana” pelo qual ficou conhecida:
“Foi a primeira vez que eu fui competir nos Estados Unidos e eu estava com o biquíni vermelho. E eles falaram: ‘uau, se a Ferrari fosse humana, ela seria dessa maneira. Seria esta mulher’. Agora eu estou num período tranquilo onde eu estou com um pouco mais de gordura e tal”, conta a fisiculturista.
Ela também rebate às críticas ao seu corpo:
“Sempre foi mais importante a minha própria opinião. Eu gosto, meu marido acha bonito. Então assim, está tudo certo”, enfatiza.
Na casa da Fran, o almoço é quase sempre em família. Tudo que ela come passa pela balança.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/z/j/OOYdxeR2i0QLAgSdxKAw/globo-canal-5-20240414-2200-frame-79656.jpeg)
Conhecida como ‘Ferrari Humana’, fisiculturista brasileira rebate críticas sobre corpo — Foto: Reprodução/TV Globo
Antes de sair para o treino, faz as marmitas – e retoca a maquiagem. “Eu falo: eu chego na academia bonita, sair já é outro esquema”, brinca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/h/o/7MKAAcSKqBi7jA3UdMUg/globo-canal-5-20240414-2200-frame-79815.jpeg)
Conhecida como ‘Ferrari Humana’, fisiculturista brasileira rebate críticas sobre corpo — Foto: Reprodução/TV Globo
Uso de anabolizantes e riscos à saúde
Questionada, Fran responde se é possível ser atleta fisiculturista sem usar nenhum tipo de substância:
“No nível que eu copito profissional, não. É impossível chegar nesse resultado natural, por exemplo”, diz Fran.
Você tem um estudo muito recente da Dinamarca mostrando causas de mortes diversas para pessoas que usaram e pessoas que não usaram esteroides anabolizantes. 2,8 vezes mais chances de morrer uma pessoa que faz esse uso por qualquer causa de morte. Então, você precisa ter uma reflexão, será que você está cuidando mesmo da sua saúde?”, destaca Marcio Atalla, professor de Educação Física.
Por Fantástico