Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb) SEMINÁRIO …
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)
SEMINÁRIO
Primeiro dia do 33º Congresso da ABES debate sustentabilidade e gestão de recursos hídricos
Além dos painéis temáticos coordenados por técnicos, evento teve palestras de autoridades
O primeiro dia do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), realizado em Brasília, teve como tema principal a universalização do saneamento, e contou com a presença de importantes autoridades e especialistas do setor. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou do Painel Inaugural, também ressaltando a importância do saneamento como fator de transformação para o Brasil.
Neste contexto, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) teve uma presença de destaque no evento, com apresentações e discussões em painéis relevantes para o futuro do saneamento. Durante o dia, a companhia esteve representada por profissionais da área técnica e de gestão, com contribuições para temas como a sustentabilidade no tratamento de efluentes e a gestão dos recursos hídricos frente às alterações climáticas.
A superintendente de Tratamento de Esgotos da Caesb, Ana Mota, foi uma das palestrantes do painel “Efluentes Sustentáveis – Soluções Integradas para um Futuro Limpo”. Durante a apresentação, Ana Mota mostrou as ações voltadas à gestão ambiental responsável. “A Caesb investe em tecnologias avançadas para o tratamento de esgoto, automação dos processos e reuso de efluentes. Essas práticas promovem a preservação dos recursos hídricos, redução de impactos ambientais e um ciclo sustentável da água, essencial à saúde pública e ao desenvolvimento econômico”, explicou.
No painel “Alterações Climáticas e Gestão de Recursos Hídricos”, o superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb, Glênio da Luz Lima Júnior, compartilhou os desafios impostos pelas mudanças climáticas ao saneamento e à gestão dos recursos hídricos, destacando as soluções propostas e as ações já em andamento pela Caesb. O painel discutiu a adaptação dos sistemas de abastecimento e as novas tecnologias para garantir a segurança hídrica no futuro, especialmente em um cenário de mudanças climáticas globais.
Além das apresentações, o superintendente de Gestão Operacional da Caesb, Cristiano Gouveia, participou como moderador do painel “Nível Econômico de Perdas”, que tratou sobre a redução das perdas na distribuição de água. O painel abordou as melhores práticas e as tecnologias mais recentes para otimizar o uso da água e garantir a eficiência operacional dos sistemas de saneamento.
O 33º Congresso da ABES segue até o dia 28 de maio e reúne especialistas, autoridades e empresas do setor para discutir as melhores práticas e soluções tecnológicas que podem promover a universalização do saneamento e a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Assessoria de Comunicação – CAESB
Caesb – Companhia de Saneamento Ambiental do DF
Fone: (61) 3213-7117