PMDF adotará câmeras corporais em 2025 para monitoramento de ações policiais

DF

De acordo com o governo local, o uso dos equipamentos de monitoramento será realizado com base nos moldes dos protocolos utilizados pela Polícia Militar de São Paulo – (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A capital vai receber R$ 12 milhões do governo federal para a implementação do sistema. Corporação pretende licitar a compra dos equipamentos no primeiro semestre de 2025. Especialista avalia que medida vai reduzir excessos

Os policiais militares do Distrito Federal devem passar a usar câmeras corporais a partir do próximo ano. De acordo com a Polícia Militar (PMDF), o cronograma de implementação está definido e seguirá em duas etapas.

Em dezembro de 2024, a corporação finalizará os estudos solicitados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que serão enviados para análise. No primeiro semestre de 2025, após autorização do exame pelo TCDF, será realizado o processo de licitação para a compra dos equipamentos e em seguida a implantação das câmeras no cotidiano operacional.

O estudo técnico feito pela PMDF prevê a contratação de uma empresa que realizará o gerenciamento de todo o processo e será responsável pelo monitoramento, transmissão e armazenamento das gravações. A empresa deverá fornecer a câmera, um suporte para acoplar o equipamento na farda, docas para o carregamento de baterias e/ou descarga dos dados, licença de software e aplicativo para testes de visualização e enquadramento.

Davi Cruz*  Correio Braziliense

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress