Morre, aos 98 anos, o líder espírita Divaldo Francomaio 14, 2025

images-2025-05-14T072933.598.jpeg

Morre, aos 98 anos, o líder espírita Divaldo Francomaio 14, 2025 Por Luciano Lima Morreu em Salvador, na noite desta terça-feira (13), o líd…

Morre, aos 98 anos, o líder espírita Divaldo Francomaio 14, 2025
Por Luciano Lima

Morreu em Salvador, na noite desta terça-feira (13), o líder espírita Dilvado Franco, aos 98 anos. Ele enfrentava desde 2023 vários problemas de saúde, incluindo um diagnóstico de câncer de bexiga, em novembro do ano passado. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, segundo a assessoria da Mansão do Caminho.

O câncer foi diagnosticado depois que Divaldo sentiu um desconforto urinário. Ele continuou o tratamento em casa, com períodos de internação. Em abril, a Mansão do Caminho informou que Divaldo tinha concluído o tratamento e estava em remissão, mas estava com dificuldade para reter nutrientes e precisava de uma sonda para se alimentar. Apesar dos problemas de saúde, o médium seguiu lúcido até o fim.

Divaldo era responsável por um Centro Espírita e pela Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. O espaço tem mais de 80 mil metros quadrados, uma área, portanto, equivalente a mais de dez campos de futebol. Hoje, existem ali mais de 50 edificações, onde funcionam creches, escolas, cursos técnicos e de informática, panificadora, centro médico. O trabalho social feito pelo centro ajudou a mudar muitas vidas.

Divaldo Franco publicou mais de 250 obras psicografadas e vendeu mais de 10 milhões de livros, que já foram traduzidos para mais de 15 idiomas, incluido albanês, húngaro e tcheco.

Divaldo realizou conferências em mais de 60 países de todos os continentes para propagar a doutrina espírita e seus ensinamentos.

Considerado por muitos o “novo Chico Xavier”, Divaldo, que foi amigo do médium mineiro, evitava o rótulo: “Pra mim, ele (Chico Xavier) é um grande mestre. Não me sinto um continuador do trabalho dele, mas me sinto como alguém envolto, como ele, da propaganda do espiritismo. Ele era ‘o concur’ pela sua irradiação de amor e paz, por isso ele foi pra mim um grande mestre”, disse.

O velório será realizado no Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h, desta quarta-feira (13). O enterro está marcado para quinta (14), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, no bairro Nova Brasília.

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress