Search

Lei assegura recursos para política de microcrédito no DF

Lei assegura recursos para política de microcrédito no DF

Lei assegura recursos para política de microcrédito no DF

Responsável pelo financiamento do Prospera-DF, o Fundo para a Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal (Funger) ficará fora da prática de reversão do superávit financeiro do Tesouro do DF

O Fundo para a Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal (Funger) ficará fora da prática de reversão do superávit financeiro ao Tesouro do DF. O fundo financia o programa de microcrédito Prospera-DF. Os recursos preservados serão oferecidos por meio de empréstimos para empreendimentos informais rurais e urbanos de pequeno porte, além de pessoas vulneráveis participantes do programa DF sem Miséria. 

De autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), a Lei Complementar 1.060/2025 retira o Funger da lista de órgãos e entidades da administração direta e indireta, integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social do Distrito Federal, que precisam reverter seus superávits. “A excepcionalização tem como reflexo a preservação das receitas do fundo precedentes das operações de microcrédito, mantendo a capacidade de realização de novos empréstimos no âmbito do programa”, justificou Morro da Cruz ao apresentar a proposta.

O parlamentar afirmou ainda que, de acordo com auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal que avaliou o Prospera-DF, o recolhimento do superávit financeiro do Funger ao Tesouro Distrital tem reduzido os valores a serem emprestados pelo programa de microcrédito.

 

Concessão de microcrédito

O Prospera-DF é um programa coordenado pela Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária para a concessão de empréstimos produtivos e orientados para micro e pequenas empresas, pequenos empreendedores do setor formal e informal da economia (feirantes, artesãos, trabalhadores manuais, autônomos, empreendedores individuais), sejam eles rurais ou urbanos.

O programa tem o objetivo de atender às necessidades financeiras de um público que dificilmente teria acesso ao sistema financeiro tradicional, em virtude da exigência de inúmeras garantias reais. O Prospera-DF utiliza metodologia baseada no relacionamento direto da Secretaria de Estado de Trabalho com os empreendedores, no local onde é executada a atividade econômica.

Agência CLDF de Notícias

LEIA TAMBÉM