Governador de Minas vistoria escola estadual tombada em Passa Tempo, reformada pelo Mãos à Obra Imóvel do início do século 20 esteve em situ…
Governador de Minas vistoria escola estadual tombada em Passa Tempo, reformada pelo Mãos à Obra
Imóvel do início do século 20 esteve em situação precária até receber investimento do Estado; chefe do Executivo estadual também teve encontros com o setor produtivo, autoridades e a população de municípios das regiões Centro-Oeste e Campo das VertentesGil Leonardi / Imprensa MG
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cumpriu agendas em municípios das regiões Centro-Oeste e Campo das Vertentes nesta sexta-feira (9/5). Além de vistoriar entregas do Estado, ele teve encontros com representantes do setor produtivo, prefeitos, autoridades locais e a população.
Em Passa Tempo, o governador vistoriou a Escola Estadual Coronel Américo Augusto de Oliveira. A unidade de ensino está localizada em um prédio do início do século 20, tombado pelo patrimônio histórico do município. Ela chegou a ser reconstruída no final da década de 1980, mas esteve em situação precária no passado por problemas estruturais. Os alunos tiveram que estudar em quadras poliesportivas para evitar ficar no local, que estava inutilizável.
Nos últimos anos, a escola recebeu mais de R$ 850 mil do Governo de Minas, por meio do Projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e possui nova estrutura, pintura, mobiliários, além de equipamentos novos, e voltou a receber estudantes.
“Há muito tempo que essa escola não trocava uma janela, uma torneira e estava em uma situação lastimável. A educação é uma das prioridades do meu governo e nenhuma escola pode ficar o tempo que essa ficou sem uma única reforma”, afirmou Romeu Zema.
Com esses recursos, os mais de 500 alunos da escola e mais os profissionais da educação agora podem ter um bom ambiente para estudar e uma unidade que permite trabalhar em um lugar digno.Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Almoço na escola beneficiada pelo Projeto Mãos Dadas
Outra cidade que também foi beneficiada com investimentos expressivos em educação foi Santo Antônio do Amparo. Em 2022, o município do Centro-Oeste de Minas aderiu ao Mãos Dadas, projeto do Governo de Minas que fortalece a educação municipal por meio da absorção de matrículas dos anos iniciais do ensino fundamental.
Desde então, Santo Antônio do Amparo absorveu 122 matrículas dos anos iniciais do ensino fundamental. Essa parceria resultou em um investimento total de R$ 1,6 milhão do Estado para o município, formalizado em dois convênios.
O governador de Minas almoçou com lideranças locais na Escola Municipal Glória Salgado da Costa, no distrito de São Sebastião da Estrela, onde ressaltou os investimentos do Estado na merenda das escolas estaduais
“As escolas estaduais possuem uma merenda reforçada, de alta qualidade, para os nossos mais de 1,5 milhão de alunos, situação muito diferente daquela que existia antigamente, quando a verba não dava para comprar nada que os alunos merecem”, ressaltou o governador.
Ainda na região, Romeu Zema esteve reunido com produtores rurais e empresas que impulsionam a economia local. Em São Tiago, no Campo das Vertentes, ele conferiu a produção de biscoitos, um dos setores econômicos mais fortes do município que é carinhosamente conhecido como “Terra do Café com Biscoito”.
O governador também esteve em Carmópolis de Minas, onde se encontrou com produtores de tomate de uma das cidades que mais produz esse fruto no Brasil, gerando renda e emprego para as famílias. Finalizando as agendas, Zema se encontrou com lideranças locais e a população na Rotunda de Ribeirão Vermelho, que faz parte do conjunto arquitetônico e paisagístico ferroviário da cidade.
Crédito Agência Minas Gerais