Líderes que se destacam nos negócios de hoje têm algo em comum: um propósito maior.
Essa é a tese defendida por Brandon Sawalich, presidente e CEO da Starkey, única fornecedora americana de tecnologias auditivas.
Para ele, o propósito deve ser o alicerce da visão de uma empresa — e não o lucro.
Ao reunir equipes em torno de uma missão genuína, companhias são capazes de criar impacto não apenas em seus resultados, mas em todo o setor em que atuam. As informações foram retiradas de Entrepreneur.
O papel do propósito na liderança
No centro dessa proposta está a ideia de que um propósito claro, compartilhado e autêntico funciona como um “grito de guerra” para os colaboradores.
Ele não apenas inspira ação, mas fortalece o engajamento interno.
“Todo funcionário deve se sentir conectado ao propósito”
diz Sawalich
Ao transformar a missão corporativa em movimento coletivo, os líderes deixam de ser apenas gestores e se tornam mobilizadores de causas, capazes de conduzir equipes com mais empatia, energia e visão estratégica.
Esse modelo de liderança exige, porém, mais do que slogans ou declarações institucionais.
É necessário coerência, escuta e comunicação frequente. Sawalich recomenda que a liderança atualize constantemente a equipe sobre os avanços da empresa em relação à sua missão, utilizando reuniões amplas ou comunicados internos regulares.
“Você deve incorporar seu propósito às suas metas”, reforça.
Por Por Brasília
Fonte Exame.
Foto: Reprodução Exame.