Escola do Gama adota cachorrinha resgatada pelo Castra DF e transforma rotina dos alunos

dentro-2_1-9.jpg

A Escola Classe 10 do Gama ganhou uma nova integrante de quatro patas: a cadelinha Milla, resgatada das ruas do Distrito Federal e acolhida pelo Espaço de Acolhimento Temporário do Castra DF. O local é administrado pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan) e realiza o resgate, castração, vacinação, microchipagem e adoção responsável de cães e gatos.

A adoção da filhote foi feita com o apoio da direção e dos professores, que viram na chegada de Milla uma oportunidade de ensinar cidadania e empatia aos 380 alunos do 1º ao 5º anos. Segundo a diretora da escola, Edna Silva, a ideia surgiu após uma experiência positiva com outro animal que apareceu no local há um ano: o gato Raul.

“O Raul fez muito bem para as nossas crianças, principalmente para as neurodivergentes. Temos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que em alguns momentos se desregulam e conseguem acalmar mais rápido quando se encontram com Raul. Devido a essa experiência, decidimos adotar a Milla. Os cachorros geralmente são mais dóceis, então achamos que seria um ganho muito grande para nossos alunos”, contou a diretora.

A escolha da cachorrinha foi feita pelo site do Castra DF e, como descreveu a diretora, Milla foi “amor à primeira vista”. Edna explicou que a escola toma todo os cuidados possíveis para a boa convivência dos alunos com o animal, que tem um espaço próprio para descanso e não fica o tempo todo em contato com as crianças. “Nós fizemos um cercadinho para ela ter um momentinho dela e não ficar estressada. Também passamos em todas as salas, apresentamos a Milla e explicamos sobre responsabilidade e respeito com os animais.”

Incentivo à adoção

Para o secretário de Proteção Animal do DF, Cristiano Lopes da Cunha, o projeto é uma forma de unir educação e bem-estar animal. “Outras escolas já tinham feito essa adoção e a secretaria viu nesse projeto uma possibilidade de transformação das pessoas. Temos os animais querendo uma casa nova e vemos na escola uma grande integração entre o estudante e o animal. Estar aqui é muito gratificante, ver o carinho das crianças, o respeito pela Milla. Acho que toda escola deveria pensar em ter um projeto como esse”, destacou.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, acredita que o convívio com os bichinhos traz valores importantes para as crianças. “A adoção de animais pelas escolas é uma ação que une educação e sensibilidade. Ao acolher um animal, nossos alunos aprendem, na prática, valores como empatia, respeito e responsabilidade. O convívio diário desperta nas crianças o cuidado com o outro e o entendimento de que todos os seres merecem proteção”, afirmou.

Os alunos também demonstraram entusiasmo com a nova amiga. “Não é toda escola que tem isso e a nossa tem, o que é muito legal. Criança e cachorro têm tudo a ver. A Milla é muito carinhosa e muito fofinha”, disse Liz Daphine dos Santos, 9 anos.

O estudante Luiz Gustavo da Silva dos Santos, de 10 anos, é um dos alunos diagnosticados com TEA. Apresentando preocupação com a cadelinha, que faz a diferença na rotina escolar, ele afirma: “Nosso cuidado é redobrado porque ela é filhote. Ela já se acostumou com a gente e é muito fofinha, traz alegria e tranquilidade ao mesmo tempo.”

A iniciativa contou, ainda, com apoio da comunidade. O autônomo Vinícius Cordeiro de Souza construiu voluntariamente a cerquinha da Milla em um espaço mais distanciado, com madeiras fornecidas pela própria unidade de ensino. “Minha esposa disse que a escola iria acolher uma cachorrinha e precisava de um local mais reservado. Encontrei essa oportunidade de apresentar meu trabalho e contribuir”, ressaltou.

Encontre seu pet

Espaço de Acolhimento Temporário do Castra DF, inaugurado em junho, conta com 16 baias, sala de internação, banho e tosa, além de trilha ecológica e atividades que promovem o bem-estar dos animais. A equipe é formada por veterinários, auxiliares e adestradores, que cuidam dos animais recém-castrados pelo programa de forma temporária até a adoção responsável ocorrer.

Neste domingo (19), será realizado um evento de adoção no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, das 8h às 13h, com o objetivo de encontrar novas famílias para cães acolhidos pelo programa. A Secretaria de Proteção Animal mantém um canal de atendimento via WhatsApp (61) 98199-2410 para denúncias, solicitações de recolhimento e dúvidas sobre adoção.

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto:  Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

LEIA TAMBÉM