Conferência distrital celebra 15 anos do Sistema Distrital de Unidades de Conservação6

foto_1_mat_1a_Confrencia_ucs.jpeg

O Instituto Brasília Ambiental promove quinta (31) e sexta-feiras (1º/8) a 2ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação (CDUC). O evento, que este ano celebra os 15 anos do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC), vai reunir servidores, ambientalistas, estudantes, gestores, pesquisadores e demais representantes da sociedade civil para dialogar sobre as conquistas, desafios e perspectivas de atuação na proteção e na posse das áreas protegidas do Distrito Federal.  A 2ª CDUC será quinta-feira, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e, na sexta, no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

O evento contará com mesas redondas, palestras, sessões de conversa e exposição de painéis. Também fazem parte da programação, cinco oficinas temáticas desenvolvidas em parceria com o Projeto Avaliação e Fortalecimento do Sistema de Unidades de Conservação Distrital e Estudo de Parcerias Público-Privadas e Público-Comunitárias, do CDS/UnB. 

“O Sistema Distrital de UCs mostra que gestão participativa e conhecimento técnico são pilares para conservar nossos recursos naturais e ampliar o acesso público a esses espaços”, comenta a vice-governadora do DF, Celina Leão.

Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, a 2ª CDUC “é uma oportunidade única de construir redes de colaboração, trocar experiências e pensar em soluções que garantam proteção e uso sustentável das áreas protegidas.”

A Conferência Distrital de Unidades de Conservação foi instituída como parte do Calendário Oficial de Eventos do Brasília Ambiental, por meio da Instrução nº 13/2025 e visa construir um espaço permanente de diálogo sobre as unidades de conservação do Distrito Federal, a fim de fortalecer as redes estratégicas de atuação junto às áreas protegidas. Outro objetivo é fortalecer as ações entre os atores ligados à área socioambiental, oriundos de diversos campos da sociedade civil organizada, do meio científico e da Administração Pública, que envolvam as unidades de conservação do Distrito Federal.

Programação

Quinta-feira (31)

  • 7h30 – Recepção de participantes, palestrantes e autoridades
  • 8h30 – Mesa de abertura
  • 9h – Papo ambiental –  Caminho se faz caminhando: 15 anos do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC), com Marcela Versiani (Brasília Ambiental)
  • 9h40 – Café com Prosa
  • 10h10 – Mesa redonda O clima mudou! O manejo também vai mudar?, com André Luiz Farias de Souza (Secretaria de Meio Ambiente), Isabel Belloni Schmidt (UnB), João Paulo Morita (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  – ICMBio)
  • 11h30 – Mesa redonda Resgate, reabilitação e destinação da fauna silvestre: Desafios e caminhos no cerrado do Distrito Federal, com Thiago Marques de Lima (Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do Distrito Federal – HFAUS), Adelino José de Oliveira Jr. (Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal – BPMA) e Júlio César Montanha da Silveira Soares (Centro de Triagem de Animais Silvestres-  Cetas/Ibama)
  • 14h30 – Papo ambiental Caminho se faz caminhando: participação social em unidades de conservação, com Claudio Maretti (Consultor internacional de áreas protegidas)
  • 16h – Sessão de Conversa Com ciência, com afeto: Educação ambiental e participação social em unidades de conservação, com Edjane Amaral Silva (Secretaria de Educação do DF), Guilherme Rosa Guedes (Programa Parque Educador), Wendel Vanderlei Lopes
  • Projeto Produtor de Água no Pipiripau), Aristides Costa e Thiago Henrique Menezes (Parque Ecológico Riacho Fundo) e João Carlos Machado (Caminhos do Planalto Central)

Sexta (1º/8)

  • Oficinas – 8h às 12h
    • Manejo de trilhas ecológicas em unidades de conservação
    • Conselhos gestores em unidades de conservação
    • Introdução ao ecoturismo, visitação e parques ecológicos
    • Voluntariado em unidades de conservação
    • Criação de reservas do patrimônio particular natural no âmbito do Brasília Ambiental & adesão de trilhas ao Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas
    • Sistemas nacionais e subnacionais de áreas protegidas na América Latina: Contribuições potenciais para o fortalecimento do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (virtual)

*Com informações do Brasília Ambiental

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto:  Divulgação/Brasília Ambiental

LEIA TAMBÉM