CLDF homenageia Programa Bombeiro Amigo, voltado à qualidade de vida de idosos
Iniciativa previne vulnerabilidades e fortalece vínculos comunitários por meio de acompanhamento, orientação e acolhimento
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou sessão solene nesta quinta-feira (25) em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Voltada ao bem-estar da população idosa, a iniciativa previne vulnerabilidades e fortalece vínculos comunitários por meio de acompanhamento, orientação e acolhimento.
Para o autor da homenagem, deputado Roosevelt Vilela (PL), o programa, embora vá além das atribuições tradicionais do Corpo de Bombeiros, também ajuda a salvar vidas. “Quantas e quantas doenças a gente pode prevenir com alegria, com atividade”, salientou. O parlamentar também reforçou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento da iniciativa, que conta com hoje com 1,3 mil participantes.
O comandante-geral do CBMDF, Moisés Alves Barcelos, agradeceu aos participantes pela confiança no programa, destacando que eles são exemplos e inspiração de futuro. “Eu vejo vocês dançando, correndo, rindo, brincando. Isso é vida. Eu quero isso para a minha vida, para a vida dos meus pais”, afirmou.
Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, Brasília tornou-se a unidade da federação mais segura devido também à atuação ágil do CBMDF. Ele agradeceu Roosevelt pelo apoio à segurança e parabenizou os participantes do programa pela vitalidade: “Quando eu vejo vocês dançando naquele forró, sabe do que lembro? Eu lembro daquela haste fina que o vento até enverga, mas nenhuma espada corta”.
O secretário executivo da Defesa Civil do DF, coronel Sandro Gomes, relatou que o CBMDF é a instituição que tem a melhor qualidade no ambiente de trabalho, salientando a contribuição de Roosevelt. O apoio do deputado ao Programa Bombeiro Amigo também foi salientado por ele: “Tenho certeza de que esse carinho que o senhor está tendo pelas pessoas com mais de 60 anos de idade vai dar um retorno grandioso”.

O assessor dos Programas Sociais do CBMDF tenente-coronel Antônio Ferreira agradeceu a solenidade que, para ele, foi um momento de festa e alegria. “Cuidar da pessoa idosa, do 60+, da melhor idade, é cuidar do próprio futuro”, afirmou.
A beneficiária do Programa Raimunda Gonçalo contou que pôde se recuperar de limitações para se locomover graças ao Programa. “Prestigiem o Bombeiro Amigo porque eles dão o máximo que eles podem. Eles são os nossos mentores para a nossa vida, para que nós sejamos felizes”, reforçou.
Durante o evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital, foram entregues moções de louvor aos participantes do Programa Bombeiro Amigo, “em reconhecimento à participação ativa, empenho e contribuição na promoção da saúde, bem-estar e cidadania, fortalecendo o envelhecimento ativo no Distrito Federal”.
Agência CLDF de Notícias

















