Search

Carreta de Mamografia chega à Casa da Mulher Brasileira com exames gratuitos

AEn0k_u-zqo1THlClKh5pGcn2sWI5AIZhLLR8I0DeNzoV8FEdu9_VvaLpKbx_yNAt80LoOvNPpK1Vq9uRlWiygDZ1_HJAQ5Ws8WE.jpeg

A aposentada Sílvia Alves conseguiu fazer exame em Ceilândia: “Esse tipo de ação facilita muito a nossa vida. Ter esse atendimento gratuito e perto de casa faz toda a diferença” | Foto: Samuel Marques/SMDF
“Ao facilitar o acesso aos exames e fortalecer o cuidado, levamos saúde para todas, com a Carreta da Mamografia”Giselle Ferreira, secretária da Mulher

A chegada da Carreta de Mamografia à CMB foi a oportunidade de muitas mulheres retomarem o cuidado com a própria saúde. Aos 67 anos, a aposentada Sílvia Alves participou e conseguiu fazer uma mamografia. “Esse tipo de ação facilita muito a nossa vida”, disse. “Nem sempre conseguimos ter tempo ou pagar pelos exames. Ter esse atendimento gratuito e perto de casa faz toda a diferença”.

“A prevenção é um dos pilares da Secretaria da Mulher”, enfatiza a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Ao facilitar o acesso aos exames e fortalecer o cuidado, levamos saúde para todas, com a Carreta da Mamografia. Muitas vezes deixamos de nos cuidar por causa da correria do dia a dia. A Casa da Mulher Brasileira funciona 24h para atendê-las.”

Atendimento ampliado

Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) mostram avanço na oferta de mamografias diagnósticas e de rastreamento no Distrito Federal entre mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em 2024, foram realizados 15.881 exames, número que subiu para 17.307 em 2025.

“A mamografia é a principal aliada no diagnóstico precoce do câncer de mama”, lembra a subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata D’Aguiar. “Nós, mulheres, precisamos nos cuidar e essa atitude salva vidas. Não podemos deixar a saúde para depois. Cuidar de si é a maior prova de amor.”
Podem ter acesso à ação itinerante mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e que não tenham realizado mamografia nos últimos 12 meses. Já as mulheres com menos de 40 anos também poderão fazer o exame, desde que apresentem pedido médico ou indicação clínica.
Para a vice-presidente da Fundação Laço Rosa, Lucimar Carvalho, o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura: “Com essa ação, oferecemos 700 exames, em todo o DF, para que as mulheres possam ter a oportunidade de rastrear qualquer possível problema, logo no início. A mamografia salva vidas”.

Ação itinerante

O agendamento deve ser feito pela internet, mediante cadastro prévio, por meio deste link. O preenchimento do cadastro não garante a vaga. Caso a mulher seja contemplada com o exame, a equipe entrará em contato por WhatsApp ou ligação telefônica para a definição do melhor horário, de acordo com a disponibilidade diária.

Além dos exames, a ação inclui atividades de acolhimento, orientação e conscientização sobre a saúde da mulher, tendo como foco a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Também apoiam essa programação a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a Polícia Militar, o Detran-DF, a Caesb e a Justiça Federal.

Nesta terça (3), a unidade móvel estará na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 18h. A ação será encerrada na quarta-feira (4), no Congresso Nacional, na Alameda dos Estados, com atendimento das 9h às 16h.

*Com informações da Secretaria da Mulher

LEIA TAMBÉM

Confira Também