Brasília recebe o maior encontro de saneamento ambiental da América Latina

26.5.-Congresso-e-Feira-Caesb.-Foto-Marco-Peixoto-Caesb2-scaled.jpg

Nesta semana, Brasília recebe o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cbesa) e a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes). Bianuais, ambos os eventos foram abertos neste domingo (25) no Ulysses Centro de Convenções, onde permanecem até quarta-feira (28).

Os dois encontros, que sempre ocorrem simultaneamente, são considerados os maiores e mais importantes do setor de saneamento do Brasil e da América do Sul. O tema deste ano é “Saneamento para quem não tem – inovar para universalizar”.
 
Durante a abertura, o presidente da Caesb, Luís Antonio Reis, afirmou: “Estamos muito honrados em sediar o congresso mais importante de engenharia sanitária, pois nossa companhia trabalha constantemente para atender quem mais precisa, em áreas ainda sem atendimento de regiões periféricas e de favelas. Aqui poderemos apresentar nossos estudos e aprender novas tecnologias para cumprir essa missão tão bonita de atender a todos que precisam, tema do congresso deste ano”.
 
Marco Legal

Empresa anfitriã do congresso e da feira, a Caesb se destaca no contexto nacional em relação ao Marco Legal do Saneamento, pois o Distrito Federal pode ser considerado um ente da Federação que já universalizou os serviços de água e esgoto ao atender à 99% da população com água potável e 95% de esgoto coletado, com o diferencial de que 100% do esgoto coletado é tratado, conforme dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad). As metas legais do Marco Legal preveem 99% de cobertura de água potável até 2033 e 90% de cobertura de esgoto tratado no mesmo prazo.

“Há dois anos, ao aceitarmos o convite para sediar o evento, nós nos empenhamos bastante, junto à Abes [Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental], para oferecer uma oportunidade em que o setor de saneamento possa apresentar as soluções mais inovadoras e sustentáveis para o que deve ser o foco de todas as pessoas e de todos os governos: a água, que é um recurso finito e que precisa de cuidados”, afirmou o presidente da Caesb. Na tarde desta segunda-feira (26), o gestor vai proferir palestra com o tema “Investimento, integração e inovação no saneamento do Distrito Federal”. 

A Fitabes, considerada uma das maiores feiras de tecnologia de saneamento ambiental de toda a América Latina, vai expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.

A expectativa da Caesb é reunir 7 mil congressistas e 15 mil visitantes para discutir políticas públicas, questões sociais e econômicas, além de conhecer as boas práticas de saneamento por meio de 1.500 mil trabalhos técnicos a serem apresentados ao longo dos três dias de seminário. 

Confira a programação completa.  

*Com informações da Caesb

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Marco Peixoto/Caesb.

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress