O ministro aposentado Luís Roberto Barroso afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante jantar na última sexta-feira (17), considerar os três nomes cotados para sua vaga preparados para o cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
Lula pediu a avaliação de Barroso sobre o ministro Jorge Messias, da AGU (Advocacia-Geral da União), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União). É a primeira vez que o presidente cita explicitamente o nome dos cotados em conversas sobre o assunto com ministros do STF.
Os dois conversaram sobre sucessão no tribunal, a vida pessoal de cada um e o cenário político brasileiro. O encontro aconteceu no último dia de Barroso na Suprema Corte.
A indicação de um ministro ao STF é uma atribuição exclusiva do presidente da República. Apesar de Messias ser o favorito do presidente para a vaga aberta com a aposentadoria de Barroso, Lula procurou nos últimos dias ministros do tribunal, que serão colegas do seu escolhido pelos próximos anos, para ouvir suas avaliações.
No início da semana, ministros afirmaram a Lula que a Corte deve continuar sendo alvo de ataques pelos próximos anos e que o seu indicado deve ser alguém “firme” na defesa da democracia e das instituições
Os magistrados têm preferência pelo nome de Pacheco. Advogado de formação, o senador manteve ligação próxima com ministros do STF no período em que presidiu o Congresso Nacional.
Antes de sacramentar sua decisão, Lula deve se reunir com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e Congresso Nacional, para tratar do assunto. Alcolumbre defende que Lula indique Pacheco para a vaga. Não há uma data definida para o encontro entre os dois.
Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: CNN