Brasil soma 43 casos suspeitos de intoxicação por metanol; governo federal cria sala de monitoramento

Supermercado-famoso-e-fechado-apos-suspeita-de-metanol-em-bebidas-1140x570.webp.webp

  Imagem gerada por IA O Ministério da Saúde atualizou, na noite desta quarta-feira (1º/10), o balanço sobre a contaminação por metanol no p…

 

Imagem gerada por IA


O Ministério da Saúde atualizou, na noite desta quarta-feira (1º/10), o balanço sobre a contaminação por metanol no país. Até o momento, 43 casos foram notificados: 39 em São Paulo — dos quais dez já confirmados e 29 em análise — e quatro em Pernambuco, ainda sob investigação.

As informações foram registradas pelo Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). No mesmo relatório, a pasta confirmou uma morte relacionada ao consumo da substância e informou que outros sete óbitos seguem em apuração — cinco em São Paulo e dois em Pernambuco. Quatro suspeitas foram descartadas.

O número preocupa as autoridades sanitárias porque ultrapassa a média anual de registros de intoxicação por metanol no Brasil, que costuma ser de cerca de 20 ocorrências. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a tendência é de crescimento. “Acompanharemos diariamente e reforçamos a orientação para que todos os estados estejam atentos”, afirmou.

Em Pernambuco, além das mortes em investigação, uma pessoa sobreviveu após ser hospitalizada, mas perdeu a visão nos dois olhos. Já em São Paulo, o governo estadual instalou um gabinete de crise para lidar com a situação.

No plano federal, foi criada uma Sala de Situação para monitorar os casos e coordenar medidas emergenciais. O grupo reúne representantes do Ministério da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Agricultura e Pecuária, da Anvisa, além de conselhos e secretarias estaduais e municipais de saúde.

Também foi anunciado um conjunto de ações de enfrentamento, entre elas a abertura de inquérito pela Polícia Federal para rastrear a origem das bebidas adulteradas. Investigadores apuram, inclusive, se há participação de organizações criminosas na distribuição irregular desses produtos.

Da redação Estrutural On-line

LEIA TAMBÉM